Instruções aos colaboradores

Foco e Escopo

Educação e Pesquisa publica artigos inéditos advindos de pesquisa da área de educação, que estejam escritos em português, espanhol ou inglês, resultantes de estudos de caráter teórico ou empírico, ou de revisões da literatura. Os artigos devem estabelecer diálogo consistente com o campo educacional, pelo detalhamento do trabalho conceitual e metodológico, pela explicitação dos processos analíticos, bem como pela relevância das contribuições para o desenvolvimento dos conhecimentos em Educação.

Seções Temáticas

A revista Educação e Pesquisa publica Seções Temáticas que reúnem artigos sobre temas específicos e de especial interesse ao campo da Educação. No presente momento, estão abertas as seguintes Seções Temáticas:

1- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Coordenadores: Julio Cabero Almenara (Universidad de Sevilla, España), Julio Ruiz Palmero (Universidad de Málaga, España) y Hugo Heredia Ponce (Universidad de Cádiz, España).

Editor responsável: Hugo Heredia Ponce

A Inteligência Artificial (IA) está gerando uma rápida transformação no campo da educação. Uma seção temática como esta tem como objetivo reunir e apresentar os últimos avanços, pesquisas e desenvolvimentos nessa área em evolução. Essa iniciativa fornecerá uma plataforma para compartilhar novos conhecimentos e contribuir para o avanço da compreensão nesse campo emergente.

A aplicação da IA na educação tem o potencial de melhorar significativamente os processos de ensino e aprendizagem. A publicação de pesquisas e estudos nesta seção temática facilitará o acesso de estudantes, pesquisadores e profissionais a informações relevantes e baseadas em evidências. Isso permitirá que eles aprimorem as práticas educacionais e desenvolvam ferramentas mais eficazes.

A pesquisa sobre IA na educação fornecerá informações cruciais para os formuladores de políticas e tomadores de decisões em instituições educacionais. Esta seção temática tem o objetivo de destacar as implicações práticas e políticas da aplicação da IA no contexto educacional, contribuindo, assim, para a disseminação de práticas e estratégias educacionais nos níveis local, nacional e internacional.

Em resumo, esta seção temática sobre IA na educação consolidará o conhecimento existente, fornecerá orientação prática e estimulará o debate crítico em uma área de crescente importância e interesse tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral.

Prazo para envio de artigos: 28 de fevereiro de 2025.

Publicação prevista no volume de 2025.

As submissões devem ser feitas por meio da submissão (a plataforma de submissão da revista): https://submission.scielo.br/index.php/ep/login

Os textos serão enviados na seção “ARTIGOS” do sistema, mas, ao enviar o artigo, os autores devem escrever as seguintes informações no campo “Mensagem ao editor”: Texto vinculado à seção dedicada ao tópico: (incluir o título da seção)

Os artigos devem seguir as instruções para autores: https://www.scielo.br/journal/ep/about/#instructions

Palavras-chave: Aprendizado de máquina na educação, Personalização do aprendizado, Ética e responsabilidade em IA

Observação: Cada pesquisador poderá colaborar na autoria de apenas 1 artigo nessa seção, independentemente do número de coautores.

2- A Formação de professores, o debate decolonial e as Leis 10639/03 e 11645/08

Editoras responsáveis: Mônica do Amaral (FEUSP), Maria da Glória Calado (Pesquisadora Pós-doc da FEUSP), Renato Noguera (UFRRJ), Valdirene Rosa de Souza (Pesquisadora Pós-doc da FEUSP)

A proposta desta seção temática tem a intenção de reunir trabalhos de pesquisa na escola pública, envolvendo a formação de docentes na rede de ensino e ações didático-pedagógicas dirigidas aos discentes da educação básica, com vistas a construir uma epistemologia interseccionada, transversal e pluriversal entre ciências e humanidades com base na história e culturas africana, afro-brasileira e indígena praticadas no território urbano periférico e rural, enquanto espaços de memória e de resistência, de modo a contemplar a diversidade étnico-racial do país no âmbito da formação escolar e garantir a efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/08.  A ideia é publicar resultados de pesquisas com ênfase na democratização do ensino, apontando para novas estratégias pedagógicas críticas, decoloniais e contracoloniais, que sejam culturalmente relevantes para a comunidade escolar (equipes pedagógicas, profissionais de apoio, famílias, estudantes e docentes), para o Sistema de Ensino da Educação Básica e para a Universidade, de modo a favorecer a permanência discente na escola e o diálogo com os saberes e práticas socioculturais de populações historicamente invisibilizadas e subalternizadas. E, desse modo, buscar, nessas práticas coletivas, a força propulsora do grupo, da corporeidade e da ancestralidade africana e indígena, cujas representações ético-políticas e religiosas, que se veem renovadas e ressignificadas a cada nova geração, constituam-se em instrumentos valiosos e dinamizadores da vida dos extratos sociais e populações historicamente prejudicadas no exercício pleno de seus direitos, sendo, ao mesmo tempo, fundamentais para a promoção de uma educação emancipatória e antirracista. Enfim, o objetivo é promover um debate em torno de uma escola capaz de reacender o vivo interesse pelas mais diversas manifestações culturais do país, com ênfase no sentido de comunidade cultivado pelos povos africanos e povos originários, em contraposição à tecnificação e burocratização do ensino, que nos afasta do desenvolvimento do sentido de humanidade.

Palavras-chave: Formação docente- pedagogia crítica – decolonialidade

Keywords : Teacher formation – critical pedagogy – decoloniality

Palabras clave: Formación docente – pedagogía crítica – decolonialidad

Observação: Cada pesquisador poderá estar presente em apenas 1 artigo nessa seção.

Prazo para submissão nessa seção temática, para publicação em 2025: 30/12/2024.


Para submeter um artigo é necessário ter registro na página de submissão da revista e fazer o login no sistema. Não há exigência quanto a uma titulação mínima para a submissão de artigos.

Tipos de Documentos Aceitos

  • Artigo original
  • Artigo de revisão

Métodos e Estatísticas

Quando utilizados, os métodos estatísticos precisam ser descritos com o pormenor necessário para permitir o acesso aos dados originais e a verificação dos resultados apresentados por pessoa versada no assunto; ao mesmo tempo, deve-se evitar linguagem excessivamente técnica e apresentá-los com suficiente clareza de modo a favorecer a compreensão por pessoa não especializada. Tal solicitação à autoria requer providências como procurar, sempre que possível, quantificar os resultados e apresentá-los com os correspondentes indicadores de erro de medição ou de incerteza (por exemplo, intervalos de confiança); evitar basear-se apenas em testes de inferência estatística, que não veiculam informação quantitativa relevante; discutir a elegibilidade das unidades de experimentação; fornecer informação pormenorizada sobre a aleatorização e sobre as observações; discutir a razoabilidade dos resultados e relatar possíveis limitações do método utilizado; especificar os programas informáticos utilizados; restringir quadros e figuras à quantidade necessária para explicitar a fundamentação do artigo e sua solidez; evitar quadros com muitos tópicos e duplicação de dados; definir termos estatísticos, abreviaturas e símbolos utilizados no artigo.

Contribuição da autoria

Entende-se como pessoa autora quem tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se que a autoria não ultrapasse o número total de quatro pessoas. Caso a quantidade seja maior do que essa, deve-se informar à secretaria e à editoria-chefe o grau de participação individual. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número da autoria e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente. O periódico sugere utilizar a estrutura de taxonomia do CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

Preparação do Manuscrito

No ato da submissão de um artigo, a identificação da autoria e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios do Sistema SciELO e não devem constar do corpo do texto. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pela editoria.

A autoria que tenha seus artigos publicados em plataformas preprint deve preencher um formulário no qual informa que esta publicação foi realizada, indicando o repositório.

A autoria de manuscrito se compromete, no caso da produção de versão do artigo para uma língua diferente daquela em que foi previamente submetido para avaliação em Educação e Pesquisa, que ela será realizada com base no texto final revisado e editado pela Comissão Editorial do periódico.

Na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:

O texto pode ser apresentado em português, espanhol ou inglês, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Os originais deverão ser submetidos em extensão .DOC ou .DOCX (Word for Windows). Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente. O texto deve contar, ainda, com o mínimo de 35.000 e o máximo de 50.000 caracteres, considerados os espaços e as referências, excluindo o resumo.
Quando for o caso, o contexto geográfico de realização da pesquisa empírica deve ser informado no título ou no resumo
O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários. A revista não solicita versão do resumo em inglês na entrega dos originais. O título, resumo e palavras-chave deverão ser vertidos para inglês após aprovação e edição do original.
As palavras-chave devem ser de 3 a 5.
Os agradecimentos e dados de financiamento devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

Formato de Envio dos Artigos

Título
Resumo (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis)
Palavras-chave (3 a 5 palavras)
Nome das pessoas autoras (o arquivo submetido não deve estar identificado, o nome das pessoas e suas afiliações devem vir em arquivo separado).
Afiliação institucional completa
ORCID das pessoas autoras
E-mail das pessoas autoras com destaque para o contato principal
Informar sobre financiamento dos artigos
Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional
Nota sobre disponibilidade dos dados da pesquisa

Elementos Digitais

Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais e ter título informado sempre antes de cada um dos itens. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.
Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais, sempre referidos no corpo do texto. O periódico não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, apenas arquivos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição.
As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada, sempre referidos no corpo do texto. Todas as imagens devem ser enviadas também separadamente (quando requisitadas), em seus arquivos originais. O nome de cada arquivo deve corresponder ao nome da imagem (por exemplo: Gráfico 1).
O periódico não aceita fórmulas matemáticas em formato de imagem. Todas as fórmulas devem ser criadas a partir de editores como Word ou Excel e enviadas ao periódico nestes formatos.

Citações e Referências

  • Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.
  • Citações no corpo do texto devem obedecer à norma técnica NBR 10520 de 19 de julho de 2023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e cumprir os seguintes critérios:

    a) Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página;
    b) Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas;

  • Referências devem obedecer à norma técnica NBR 6023, de 14 de novembro de 2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

Exemplos:

JESUS, Denise Meyrelles de et al. Avaliação e educação especial: diálogos sobre diagnósticos, planejamento e rendimento escolar nas salas de recursos multifuncionais. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; D’AFFONSECA, Sabrina Mazzo (org.). Inclusão escolar e a avaliação do público-alvo da educação especial. São Carlos: ABPEE, 2015. p. 327-348.

MENDES Enicéia Gonçalves; MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes. O apoio à escolarização de estudantes com deficiência intelectual: salas de recursos multifuncionais e/ou instituições especializadas? Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 1-23, jul./dez. 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2007.

Documentos Suplementares

Educação e Pesquisa solicita que todas as informações de autoria (vínculo institucional, biografia, grupos de pesquisa etc.) sejam enviadas em um documento word separado, nomeado “sobre a autoria”.

Caso haja termo de aprovação de comitê de ética, o documento também deve ser enviado como material suplementar.

Artigos publicados em preprint devem incluir o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, disponível no site do SciELO.

Artigos ou pesquisas que tenham utilizado alguma ferramenta IA devem notificar e especificar seu uso através do Formulário de declaração de uso de IA.

Condições para Submissão

Todos os artigos resultantes de pesquisas originais devem ser submetidos com uma nota de rodapé, na página inicial sobre a “Disponibilidade de dados”, informando que o conjunto de dados está disponível publicamente, e como acessá-los. Os dados devem estar sempre disponíveis para eventual consulta, observadas as restrições ao acesso público impostas pelas características materiais dos dados e/ou por seu modo de produção.

É necessário que se indique na nota, o nível de acesso definido para o recurso aos dados, como já mencionado no item Dados Abertos.

Recomenda-se que os dados, instrumentos metodológicos e/ou materiais de análises subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, se possível remetendo-se à sua localização em repositório e com um identificador persistente como o DOI.

Educação e Pesquisa não aceita tramitar simultaneamente dois artigos de mesma autoria, seja individual ou coletiva. Ou seja, até que um artigo seja publicado, outro não pode ser enviado para avaliação, mesmo que os artigos tenham coautorias diferentes. Se alguém integrante da autoria já tem artigo em tramitação, deve aguardar o fim do processo para realizar nova submissão.

Declaração de Ciência e Concordância com as Regras de Submissão

Como parte do processo de submissão, a autoria é obrigada a verificar a conformidade da submissão, em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A) O artigo é inédito e não foi submetido, concomitantemente, a outra publicação.

B) A autoria e eventual coautoria conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.

C) O título do artigo tem até 15 palavras.

D) O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (contando os espaços e as referências), excluído o resumo.

E) O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 250 palavras.

F) As referências estão de acordo com a norma NBR 6023 e NBR 10520 da ABNT.

G) Não existem identificações da autoria, ou da(s) instituição(ões) a que pertence(m) o(s) autor(es), no texto que será enviado para as avaliações externa de pareceristas (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).

H) A autoria fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para o inglês. Bem como a versão completa do artigo, caso indicado pela Comissão Editorial. Os custos com a versão e/ou revisão do inglês serão de responsabilidade da autoria.

I) A autoria confirma que a coautoria, quando for o caso, está ciente(s) e notificada da submissão do artigo e que, após a submissão, não é permitida a inclusão ou exclusão de coautoria.

J) A autoria confirma que preencheu e anexou o formulário SciELO-Preprints de Conformidade com a Ciência Aberta junto aos arquivos submetidos para avaliação.

K) A autoria está ciente de que não é permitido submeter novo artigo de sua autoria para avaliação enquanto participar de processo editorial em andamento.

L) Escolha duas ou mais áreas do CNPq e inclua no campo “Mensagem à editoria”, clique aqui para baixar a lista de áreas do CNPq

M) Os Dados da Pesquisa, quando não estiverem disponíveis no artigo, devem constar em repositórios institucionais, com acesso livre. A informação deve aparecer em nota de rodapé, indicando o site e/ou link para acesso.

Declaração de Financiamento

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

Informações Adicionais

O prazo para resposta às submissões (aceitação ou recusa) é, em média, de seis meses, porém varia conforme a complexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas e realizadas. As datas de recebimento e aprovação de cada colaboração serão informadas no texto publicado. Cabe à Comissão Editorial definir, a cada volume da revista, os critérios para reunir os artigos já aprovados.

Cobrança de Taxas

Educação e Pesquisa não cobra taxas de submissão, avaliação ou publicação dos artigos.
A sua sustentabilidade financeira advém de verbas públicas, seja da própria instituição a que está vinculada (Universidade de São Paulo), seja de agências de fomento como a Capes/CPNq.

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